13 DE SETEMBRO 1917
FÁTIMA IN DETAIL



Sr. Maria Benedita Costa, asm
Sister of the Covenant of St. Mary


13 de setembro de 1917 [1]

Ao contrário do que muitos esperavam – quer entre as autoridades civis, quer entre a própria família dos Pastorinhos e habitantes de Aljustrel – após o rapto e prisão dos Pastorinhos no mês de agosto – e a divulgação do facto de, mesmo em circunstâncias extremas, estes não terem revelado o segredo recebido da parte de Nossa Senhora – a afluência de devotos e curiosos continuou a crescer ininterruptamente, a ponto de a 13 de setembro, se encontrarem cerca de 30 mil pessoas na Cova da Iria[2].

Prescindindo uma vez mais da narrativa que a Irmã Lúcia nos faz nas suas Memórias[3] – onde prescinde de uma grande parte do relato da Aparição para se concentrar nas circunstâncias que a envolveram – voltamo-nos, uma vez mais, para as fontes da época, para uma visão mais detalhada dos acontecimentos.

Uma leitura sinótica do relato que nos é feito desta Aparição em três das principais fontes da época – o interrogatório do pároco, de 15 de setembro de 1917[4]; o primeiro escrito de Lúcia sobre as Aparições, de 5 de janeiro de 1922[5]; e o depoimento de Lúcia no Processo Canónico, a 8 de julho de 1924[6] – põe em destaque a ausência de uma das mais conhecidas afirmações de Nossa Senhora nessa Aparição que, no entanto, consta no relato das Memories – «Deus está contente com os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda; trazei-a só durante o dia»[7] – algo que, tendo presente que o sacrifício do uso da corda por parte dos Pastorinhos não era do conhecimento do público, é nada menos que “natural” que fosse “silenciado” pelos Videntes.

A mesma leitura sinótica permite-nos, no entanto, “mergulhar” na intimidade do diálogo entre Lúcia e Nossa Senhora que, juntamente com o pedido de diversas curas e conversões que lhe tinham recomendado que fizesse, repete o pedido, já antes apresentado, de um milagre para que todos acreditem: «Pedi outra vez que fizesse um milagre para o povo acreditar, porque diziam que eu era uma intrujona que devia ser enforcada e queimada»[8] e, com a candura de criança que por então lhe era própria, transmite os “recados” e “apresenta os presentes” que lhe tinham sido recomendados:

«– O povo muito gostava aqui duma capelinha.

– “Metade do dinheiro que juntaram até hoje, façam os andores e dêem-nos à Senhora do Rosário; a outra metade seja para ajuda da capelinha”.

Ofereci-lhe duas cartas e um vidro com água de cheiro.

– Deram-me isto, se Vossemecê os quer.

– “Isso não é conveniente lá para o Céu”».[9]

Esta aparição ficou também conhecida na memória não só dos que a presenciaram, mas de quantos escutaram o seu testemunho, por vários “fenómenos extraordinários” que a acompanharam, tais como a “chuva de rosas” pois, «nos relatos antigos e mais recentes, as testemunhas afirmam, frequentemente, a queda de flores brancas do céu, que se desvaneciam, logo que chegavam ao chão, naquele dia 13 de setembro de 1917»[10], como, por exemplo, o pároco de Santa Catarina da Serra, que, «um pouco afastado sobre uma pequena elevação, observava a multidão, viu esta chuva de rosas. Ficou tão maravilhado que, esquecendo que a autoridade eclesiástica ordenara que se mantivesse alheio ao caso, também começou a entoar o rosário!…».[11]




[1] For the sake of accessibility of sources for those who wish to delve deeper into the subject, we cite them from the work of Luciano Coelho Cristino (CRISTINO, L. C., The Apparitions of Fatima: a reconstruction based on documents(Fátima, Santuário de Fátima, 2017, 1st ed.), in which each Apparition was treated individually from the point of view of the documentary sources.

[2] CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 86.

[3] JESUS, Lúcia de, Memories of Sister Lucia I, Fátima, Secretariado dos Pastorinhos, 2007, 13ª ed., p. 179-180.

[4] CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 79-80.

[5] DOCUMENTAÇÃO Crítica de Fátima: Seleção de Documentos (1917-1930). Fixação de textos, introduções e notas por Luciano Coelho Cristino. Fátima: Santuário de Fátima, 2013, Doc. 82, p. 320.

[6] DOCUMENTAÇÃO Crítica de Fátima: Seleção de Documentos…, Doc. 82, p. 320.

[7] JESUS, Lúcia de, Memories..., p.180.

[8] DOCUMENTAÇÃO Crítica de Fátima: Seleção de Documentos…, Doc. 82, p. 320.

[9] CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 79-80.

[10] CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 85.

[11] CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 86.
Fátima ao detalhe | 13 Outubro 1917

Fatima in detail | October 13, 1917

OCTOBER 13, 1917FÁTIMA IN DETAIL Sr. Maria Benedita Costa, asmSister of the Covenant of St. Mary October 13, 1917 [1]After repeating the promise that the following month there would be "a miracle for all to believe" - news that, using the most effective method of...

Fátima ao detalhe | 19 agosto 1917

Fatima in detail | August 19, 1917

19 AUGUST 1917FÁTIMA IN DETAIL Sr. Maria Benedita Costa, asmSister of the Covenant of St. Mary The events surrounding August 13, 1917, were much more than the experience of a trauma - which could have occurred because they were removed against their will...

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com