Peregrinação dos Luzeiros de Santa Maria | 2017
No passado dia 4 de Junho, dia de Pentecostes, realizou-se a Peregrinação dos Luzeiros de Santa Maria a Fátima. Vindos do Norte ao Sul do país, cinco autocarros peregrinaram até ao Santuário da “Senhora mais brilhante do que o sol”, que é para cada membro dos Luzeiros o refúgio maternal e o caminho que o conduz até Deus.
Uma peregrinação verdadeiramente pentecostal, marcada pela graça do Centenário das Aparições e pela tão desejada Canonização de Francisco e Jacinta, modelos de santidade para os Luzeiros de Santa Maria.
Na companhia das Irmãs, os grupos dos Luzeiros, peregrinaram até Fátima
na esperança de reacenderem o dom da alegria
e fortalecerem a unidade que lhes é tão característica.
______________
A peregrinação integrou-se no programa oficial do Santuário de Fátima, com a oração do Rosário, a celebração da Eucaristia e a catequese jubilar. Explorando os dons do Espírito Santo e debruçando-se sobre a espiritualidade de Fátima e dos Pastorinhos, nomeadamente no amor ao Coração Imaculado de Maria como lugar de encontro com Deus, juntamente com a graça de passar o pórtico como peregrino que se dispõe a ser transformado, cada um pode experimentar aquilo que lhe é identitário, que
«Fátima é sobretudo este manto de Luz que o cobre,
quando se refugia sob a proteção da Virgem Mãe
para Lhe pedir “mostrai-me Jesus”»
(Papa Francisco, homilia do dia 13 de Maio de 2017)
________________________
A oração e os testemunhos que acompanharam o regresso a casa, foram reflexo de uma peregrinação assinalada pela luz e pela graça que tocou a vida, imprimindo um desejo comprometido de acender e iluminar todos aqueles que, com eles, peregrinam nos caminhos desta vida.
Sílvia Rocha, asm