PROFISSÃO RELIGIOSA DA IR. LILIANA REIS

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Guimarães

No dia vinte e quatro de setembro de 2016, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães, foi o lugar contemplado para uma cerimónia festiva na qual se celebrou os cinquenta anos de fundação da Congregação da Aliança de Santa Maria, a profissão religiosa temporária (por três anos) da Irmã Liliana Reis, que se entregou a Cristo e à sua Igreja por meio dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade, obediência e unidade sendo, este último, um voto específico da congregação. Celebramos ainda os vinte e cinco anos de consagração religiosa da Irmã Natália Rocha, Superiora Geral da Congregação.

Esta festividade contou com a presença de inúmeros familiares, amigos, benfeitores e ainda com membros dos grupos de leigos vinculados à Congregação, os Luzeiros de Santa Maria, os Aliados Reparadores e membros da Cruzada Nacional do Terço, que se uniram à sua família espiritual em ação de graças pelos cinquenta anos de existência da Congregação no seio da Igreja. 

_________

“Com a alegria imensa
de quem se sabe entregue 

_________

Presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, a celebração contou ainda com a presença de dezassete sacerdotes, de entre os quais se contava o Padre Manuel Morujão, sj, Vigário Episcopal dos Religiosos para a Arquidiocese de Braga.

Neste ano que antecede o Centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima, foi salientada pela Ir. Natália a vinculação a esta Mensagem como traço muito característico do nascimento da Aliança e do seu carisma. As verdades do Evangelho trazidas por Nossa Senhora em Fátima, a sua espiritualidade e desafios, moldaram a identidade e o apostolado da congregação. Este realiza-se, em grande parte, dando a conhecer a Mensagem entre o Povo de Deus, através de inúmeros trabalhos apostólicos por todo o país e no estrangeiro, com a difusão do rosário e da consagração e reparação aos Corações de Jesus e de Maria.

Com a alegria imensa de quem se sabe entregue por Jesus a Maria, como o apóstolo João aos pés da Cruz: “Mulher, eis aí o teu filho”, e de quem A recebe em sua casa: “Eis aí a tua Mãe”, entoamos o nosso “cântico de louvor” pelas graças que o Senhor tem concedido à Aliança de Santa Maria. Agradecemos particularmente, pela bênção que é para a Igreja e para a Congregação, a entrega e dedicação da nossa Irmã Natália, ao longo destes anos, e, também, da Irmã Liliana nesta vida de aliança com Jesus, por meio de Maria.


Catarina Rolo, asm

24 de setembro de 2016

Ver fotos: 
Álbum Profissão Religiosa Irmã Liliana Reis

Mais
artigos