“Santo é o dia que nos trouxe a luz.
Vinde adorar o Senhor.
Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra”.
(Antífona do Evangelho de dia de Natal)
No passado dia 12 de Dezembro de 2021, os membros dos Luzeiros de Santa Maria reuniram-se online para o anual “Dia de Espiritualidade de Advento“.
Depois de dadas as boas vindas e de uma breve introdução, o encontro iniciou-se com a recitação do Rosário, cantado e meditado por algumas irmãs e noviças da Aliança de Santa Maria.
Seguiu-se a Catequese, desta vez apresentada pela irmã Ana Luísa Castro, que incentivou os participantes a viver um tempo de preparação mais intensa para o Natal, meditando sobre a temática da “Luz em Fátima”.
Segundo a irmã Ana Luísa, a Luz que surge em Fátima e que tanto fascinou os Santos Pastorinhos e de forma particular Francisco Marto, é a “Luz que é Deus” e que, “como aos pastorinhos, envolve, também hoje, a cada um de nós. É a Luz que pode consolar decididamente o nosso coração, preencher todas as lacunas e dar a paz que desejamos, mais do que qualquer outro tipo de consolações deste mundo. Uma Luz que nos revela algo, que mostra, que nos faz ver mais longe. Luz que é também transformadora, que não nos deixa ficar indiferentes, apagados, desanimados, mas que nos lança para a missão de sermos, também nós, irradiação de Deus para os outros”.
Se quisermos ver com o olhar de Deus e segundo os seus critérios, acrescentava a irmã Ana Luísa, “há que mergulhar na sua Luz, viver em intimidade com Ele, para sabermos ver e distinguir o que vem Dele e a Ele conduz”.
Por fim, a Ir. Ângela Coelho explicou a todos os presentes a essência do que é ser Luzeiro de Santa Maria, enquanto grupo que faz parte desta família que é a Aliança de Santa Maria, e terminou o encontro reforçando o desafio de nos deixarmos proteger e iluminar por essa “Luz que é Deus”, a fim de nos tornarmos, como os Santos Francisco e Jacinta Marto, duas candeias acesas nas horas sombrias e escuras da humanidade.
Que a Santíssima Virgem, a Senhora que em Fátima é portadora dessa Luz, nos ajude a acolher esta Luz como um Dom, que vem até nós feito Menino neste Natal.
Ir. Deolinda Oliveira, asm