Dia de Espiritualidade de Quaresma | Como foi?

No passado dia 7 de março, primeiro domingo da Quaresma, os Luzeiros de Santa Maria viveram o seu dia de Espiritualidade. Ainda em formato on-line via zoom, devido à pandemia, nem assim deixaram de estar (re)unidos.

Foi com alegria e entusiasmo que a Irmã Deolinda deu as boas vindas a todos, e manifestou gratidão por ver tão grande número de pessoas na sala. Lembrou o momento conturbado que atravessamos, e o quanto a recitação do terço é necessária, atendendo ao pedido de Nossa Senhora, para obtermos a paz no mundo.

Foi, pois, com a recitação do terço, meditado e cantado pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria, que se iniciou este percurso espiritual.

Terminada a oração do terço, a Ir Ana Luísa deu início à catequese, momento de reflexão para ajudar a viver a Quaresma de uma forma mais centrada e intensa. “Com a Irmã Lúcia – Levanta-te! És testemunha do que viste!” foi o tema proposto para esta caminhada espiritual. A reflexão começou por olhar para o percurso da vida de Lúcia de Jesus, uma vida longa, que percorreu o seculo XX, um século conturbado com eventos tão semelhantes aos que vivemos hoje, mas exemplo de uma vida rezada à luz do que testemunhou em Fátima, uma vida de gratidão.

A partir do exemplo de vida, desta grande mulher que foi Lúcia de Jesus, o caminho espiritual para a Quaresma foi proposto em quatro etapas:

Primeiro, a centralidade de Deus na nossa vida, um Deus que actua a partir da nossa pequenez e da nossa fragilidade, que nos chama ao despojamento para que Ele possa falar.

Num segundo momento, o papel de Nossa Senhora na nossa vida, como refúgio para nós, e o nosso caminho para Deus.

De seguida cada um foi chamado a refletir na sua responsabilidade perante os acontecimentos da vida, e no contributo que é chamado a dar, através da oração e do sacrifício, para a construção da paz.

Chegados ao quarto momento, a partir da oração e do sacrifício entregues por amor, poderemos levantar-nos e ser testemunhas alegres e apaixonadas e, como a Irmã Lúcia, deixarmo-nos imergir em Deus através do Imaculado Coração de Maria.

No fim do encontro, a Irmã Ana Luísa explicou um pouco o Carisma dos Luzeiros, para todos os que estiveram presentes como amigos e mostraram interesse em fazer parte desta família espiritual.

Foi um momento enriquecedor pela oração, escuta e partilha que vai, certamente, pautar esta caminhada quaresmal.

Lembrando as palavras da irmã Ana Luísa, “que todos nós, agora, também, com a Irmã Lúcia, façamos dos pedidos de Nossa Senhora, particularmente a reparação e a oração pela paz, a norma do nosso viver”.

Filomena Ribeiro
Enviada | Luzeiros dos Olivais

_______

Testemunho

Obrigada, Irmãs da Aliança de Santa Maria, pelo Dia da Espiritualidade da Quaresma, que foi um momento de encontro, alegria e reflexão.

Agradeço a forma bonita como a Irmã Ana Luísa nos introduziu à vivência deste tempo quaresmal, mostrando-nos como toda a vida da Irmã Lúcia é um testemunho a seguir, sempre confiante em Deus e Nossa Senhora.

A meditação da irmã Ana Luísa foi um reforçar daquilo em que, como Luzeiros de Santa Maria, sempre e tanto refletimos em cada encontro e reunião, mas tocou-me muito esta frase: “levanta-te e põe-te a caminho”, a qual nos leva a sair do nosso conforto. Para mim, esta frase ajuda-me a pensar no tanto que há para fazer pelo bem comum.

Deus escolheu três simples crianças que, ao escutarem as palavras de Nossa Senhora, confiaram, não tiveram medo e puseram-se a caminho. Um caminho feito de oração, partilha e sacrifício pelo próximo. E foi a este mesmo caminho a que me senti convidada nesta belíssima tarde de primeiro domingo da Quaresma de 2022.

Carmencita Romão
Enviada | Luzeiros de S. João das Lampas

Mais
artigos