No passado dia 15 de maio, os Enviados dos Luzeiros de Santa Maria tiveram a sua reunião anual, ainda via zoom devido à pandemia. No entanto, não deixou de ser um momento de encontro fraterno e cheio de alegria.
Foi com grande entusiasmo que a irmã Deolinda nos deu as boas-vindas e nos lembrou a importância de nos reunirmos, como Enviados, para podermos partilhar a caminhada espiritual que cada grupo está a fazer e termos um momento de enriquecimento espiritual pessoal.
Seguiu-se a recitação do terço, acompanhado pelas vozes das irmãs da Aliança de Santa Maria, momento de meditação e interioridade que prepara todo o evento.
Terminado o terço, a irmã Isabel apresentou-nos uma reflexão sob o tema: “Levanta-te | És testemunha do que viste”. Partindo do mistério Pascal, disse a irmã Isabel que “este mistério é a chave de leitura da nossa vida, da mensagem de Fátima e da irmã Lúcia”. Vimos como as dimensões da Luz, Beleza e Alegria, aspetos presentes quer na Ressurreição, quer nas aparições de Fátima, foram vividos e testemunhados pela irmã Lúcia ao longo de toda a sua vida. Como Doroteia e como Carmelita, através de tarefas do dia a dia, ela foi obediente e zelosa na sua missão e transpareceu sempre a beleza e a alegria fazendo-se luz para aqueles com quem contactava, fosse pessoalmente, fosse por na carta. Compreendemos através da vida da irmã Lúcia que, na sua normalidade, ela foi extraordinária. Isso é motivo de esperança para nós que, também no nosso quotidiano, somos chamados, como Luzeiros, a ser testemunhas dessa Beleza, Alegria e Luz.
Por fim, passando a questões mais práticas, falou-se principalmente da peregrinação anual a Fátima, tão ansiada por todos os Luzeiros, depois de dois anos ausentes devido à pandemia.
Confiando a nossa vida e missão ao Coração Imaculado de Maria, despedimo-nos com a Alegria de sabermos que, em breve, nos vamos encontrar em Fátima – lugar de Beleza e de Luz.
Filomena Ribeiro | Enviada do grupo de Luzeiros dos Olivais