Sobre a Peregrinação dos Luzeiros

No passado dia 19 de junho realizou-se a Peregrinação dos Luzeiros de Santa Maria, ainda em formato on-line, contra o que estava previsto, juntando-se aos Luzeiros outras pessoas que também nos alegraram com a sua presença.

Depois de breve introdução, iniciou-se o encontro com a recitação do Rosário — como se iniciam todos os encontros em Luzeiro — desta vez cantado e meditado por um grande número de irmãs da Casa de Formação da Aliança de Santa Maria.

Terminada a oração do Rosário, sob o tema: Levanta-te | És testemunha do que viste, que acompanha o itinerário dos Luzeiros ao longo deste ano de 2022, a irmã Liliana Reis, da Aliança de Santa Maria, presenteou a todos um momento elucidante acerca dos santuários como lugares de verdadeiro encontro com Deus incidindo, de forma particular, no santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Segundo a irmã Liliana, “o santuário revela-se como um lugar propício para o encontro com Deus. A vida sacramental e os momentos de oração que proporciona, assim como as imagens que o adornam apresentam-se como uma porta de entrada para a experiência de Deus”.
Assim, apesar da distância física com o santuário de Fátima, os Luzeiros terminaram esta tarde com uma maior certeza da sua proximidade com o Céu e com um maior desejo de dar vida em suas vidas àquilo de que, de facto, são testemunhas. Pois, como concluía a irmã Liliana, “todo o santuário nasceu para fazer memória de uma história que teve Deus como protagonista. Quando peregrinamos a um santuário somos chamados a fazer memória dessa história, de modo a que o recordado se torne vida em nós. Só assim seremos verdadeiras testemunhas”.

O encontro terminou com um espírito de gratidão, reafirmando-se a importância do sustento espiritual que somos uns para os outros e reavivando a esperança de que, ainda este ano, a Peregrinação a Fátima se possa fazer de forma presencial.

Que por intercessão da irmã Lúcia – especial testemunha – o Imaculado Coração de Maria marque o ritmo da nossa história e fortaleça as nossas vidas para sermos, nós também, testemunhas do que vimos e aqui experimentamos.

Ir. Deolinda Oliveira, asm | Responsável pelos Luzeiros de Santa Maria

Mais
artigos