O Check-Point 2022 que decorreu do dia 7 ao dia 10 de julho contou com a participação de 25 adolescentes que em modo acampamento aceitaram o desafio de serem escritores durante quatro dias. Quatro palavras catalogaram estes dias: Oração. Amizades. Diversão. Partilha.
Os adolescentes escritores ao longo do acampamento dividiram as horas de cada dia, o ritmo de cada momento, as palavras de cada instante, as emoções de cada encontro por diversos espaços: o “espaço das entrelinhas”, o “clube da criatividade”, o “espaço dois pontos”, o “check.com”, e o “entre-nós”, lugares que imprimiram em cada um novos saberes e experiências para a vida!
O escritor escreve, lê, escuta, dialoga, examina, interroga, observa e corresponde-se. Em paralelo com todas estas dinâmicas, foram frequentemente visitados por um carteiro que chegava de bicicleta, sempre bem-disposto, a distribuir cartas; através de belíssimos diálogos entre um envelope e um marco do correio, _os pequenos escritores desvendavam o tema proposto para as etapas do dia.
As aventuras, o caça ao tesouro, os desafios, e os enigmas foram conquistados por quatro grupos: Vírgulas, Aspas, Assentos e Pontos; onde não faltou o entusiasmo, muita alegria e surpresas à mistura
Cada escritor teve também o privilégio de receber uma carta pessoal do próprio Autor da Palavra, do Amigo de todas as horas – Jesus – que no silêncio da noite lhes confidenciou palavras (e)ternas.
“Somos um lápis nas mãos de Deus, é Ele quem nos escreve” (Madre Teresa de Calcutá); se assim é, porque não deixar marcas de luz, registar letras, palavras, mensagens, publicações, SMS, fotografias, palavras bemditas, nas redes sociais, na casa do vizinho que está sozinho, no coração daqueles com quem convivo…? Iluminar vidas…
Que belo propósito!! … até ao próximo ano!
Ir. Bernardete de Oliveira, asm