No passado dia 2 de outubro realizou-se a Peregrinação dos Luzeiros de Santa Maria a Fátima.
Deixamos aqui alguns testemunhos deste dia repleto de graças e bênçãos:
“O Tema da nossa peregrinação este ano foi: ‘Levanta-te: És testemunha do que viste!’.
Fui testemunha de um grupo que caminhou unido. Vivenciamos um dia cheio de bênçãos.
Difícil é dizer qual foi o ponto alto.
Tudo começou na Capelinha das Aparições com a recitação do terço, o Encontro com a Mãe, seguido da Missa no Recinto.
Da parte da tarde, na conferência — parte formativa da nossa peregrinação — a Irmã Benedita deu-nos a conhecer melhor uma das fundadoras da Congregação, através da sua arte, que nos mostrou a presença da Virgem Maria na História de Portugal. Este momento sensibilizou-me para a via da Beleza, que nos leva a Deus.
Seguiu-se a visita ao tumulo da Irmã Lúcia que foi, sem dúvida, para mim, um momento de grande emoção.
Naquele gesto de eu depositar a flor em ação de graças, não só por tudo o que Deus faz na minha vida, mas também na vida de todos os que caminhavam comigo naquele dia, foi um bonito culminar da peregrinação que, de forma muito especial, me marcou.
E agora, toda a minha vivência de peregrina, eu quero transformar num testemunho de vida, para que outros sintam esta mesma alegria que eu sinto, de ser tão amada por Deus”.
Filomena Ribeiro – Olivais, Lisboa
***
“É com muita alegria e de coração cheio que me levanto hoje.
Quero agradecer muito pelo dia de ontem.
Em toda a peregrinação, o momento que mais me tocou foi junto do túmulo dos Pastorinhos, em que ofereci a flor e depositei as minhas intenções.
Senti confiança, tranquilidade, esperança e vontade de continuar o meu caminho ajudando os outros”.
Rosa Maria Costa – Vila Nova das Infantas, Guimarães
***
“Quando me disseram para participar na peregrinação a Fátima, aceitei, mas não sabia o que iria encontrar. Ao longo do dia, senti uma fé que não sentia há muito tempo, uma fé que me ajuda a ser pai e uma pessoa diferente e a ver a vida como ela é.
Agradeço imenso pelo dia que tive, como pessoa”.
Tiago Lopes – Vila Nova das Infantas, Guimarães.
***
“Foi um dia repleto de mensagens, as quais nos ensinaram a agradecer todos os dias por momentos como estes.
Mesmo conhecendo pouco do percurso das irmãs, percebi que conseguem encher o nosso coração de gratidão, paz, alegria e perfeita harmonia, apenas com palavras, sorrisos e olhares que ultrapassam qualquer barreira que possa existir da parte de quem as ouve.
Há um caminho a seguir, o qual todos nós temos de percorrer e, quando não há palavras, de certeza que há um abraço de coragem que no seu silêncio diz:
“…eu estou aqui, vamos seguir juntos…”
As irmãs da Aliança de Santa Maria são tudo isso.
José Pinheiro – S. Martinho de Recezinhos
***
“Há 35 anos que conheci as Irmãs da Aliança de Santa Maria (ainda no tempo da Irmã Áurea e da Irmã Clarinha), e participava nos encontros que elas realizavam sempre acompanhado da minha falecida esposa.
Esta peregrinação, assim como todas as peregrinações ao longo de todos estes anos, foi muito importante para mim, pois dessa forma me sinto mais próximo de Nossa Senhora e dos pastorinhos.
Desta vez, um dos momentos altos, que me tocou particularmente, foi a visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, com a entrega da flor e de todo o seu simbolismo.
As Irmãs da Aliança de Santa Maria devem continuar a transmitir essa simplicidade, carinho e amizade sem qualquer tipo de distinção. Rezo, todos os dias, para que continuem a abraçar o mundo com todo esse amor”.
António Melo – S. Martinho de Recezinhos
Ver Galeria de Fotos aqui: https://aliancadesantamaria.com/peregrinacao-luzeiros-2022/