a cada domingo do advento, uma música
para entrarmos com todos os sentidos
neste tempo de espera.
Neste terceiro domingo, sugestão de Ir. Verónica Benedito, asm.
Aproximamo-nos a passos largos do Natal! Esta III semana de Advento traz-nos um convite particularmente feliz: ALEGRAI-VOS!! Hoje é aquele dia em que poderemos ver acender a vela cor-de-rosa da nossa coroa ou em que a celebração poderá assumir contornos rosáceos nos paramentos: é o Domingo da Alegria!!! Também chamado Domingo Gaudete, esta denominação deve-se ao introito -cântico de entrada- deste dia, tomado da carta de São Paulo aos Filipenses: «Gaudete in Domino semper!» Fl 4,4-5 («Alegrai-vos sempre no Senhor!»).
Deixemo-nos convocar pelo Senhor à ALEGRIA através da música solar de Luísa Sobral. Ela evoca o amor a transbordar de alguém que gosta porque sim!
Se podemos imaginar uma mãe a cantar esta música para o seu filho, a dizer-lhe que o ama dos pés aos cabelos, gratuitamente e simplesmente, sem que ele tenha de fazer algo para merecer amor, quanto mais não poderemos imaginar Deus a cantá-la? A dizer-nos, a nós, seus filhos, que nos ama da ponta dos dedos/ até à ponta do nariz e até dos [nossos] cotovelos que não são fáceis de amar!
Cantava Isaías, na 1ª leitura de hoje, aos corações desanimados:
«Tende coragem, não temais:
Aí está o vosso Deus […] Ele próprio vem salvar-nos».
[…]
Então o coxo saltará como um veado
e a língua do mudo cantará de alegria.
Voltarão os que o Senhor libertar,
hão de chegar a Sião com brados de alegria,
com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto.
Alegremo-nos porque é ELE, Jesus, aquele que deveria vir e não temos de esperar outro (cf. Evangelho do dia, Mt 11, 2-11)!! E porque Ele nos ama assim… Só nos dá para cantar!!!