Retiro Anual de Leigos

De 29 de setembro a 1 de outubro, em Ermesinde, realizou-se o Retiro Anual de Leigos orientado pelas irmãs da Aliança de Santa Maria.

Com a especial colaboração do Rev. P. Ivo Santos e das irmãs Maria do Céu e Cidália Maria, 31 pessoas, de diferentes zonas do país, aceitaram o desafio de deixar tudo para caminhar com a Virgem Maria, durante um fim-de-semana, deixando-se transformar pelo olhar bondoso de Jesus que nos acolhe sempre com ternura e misericórdia. Foram convidados a rezar a história das suas vidas à Luz do Mistério Pascal de Jesus, percorrendo os Seus passos desde a Última Ceia – “Amou-os até ao fim” – até à Ressurreição.

Entrando no recolhimento de Cristo, percorremos cada mistério:

  • sob o olhar de Jesus que se cruza connosco e que cura as nossas feridas
  • sob o seu modo de amar até rasgar o Coração, a fim de entrarmos na intimidade da Trindade e na oferta da sua vida pela salvação de todos
  • sob o seu modo de ver, que há Alguém que se preocupa com o nosso sofrimento e que, se não formos feridos, não podemos ver a Deus
  •  sob o olhar de Cireneu e Jesus que olham na mesma direção
  • sob as mulheres corajosas, entre elas a Virgem Maria, que amaram até ao fim, permanecendo fiéis até às últimas consequências

No final, estes rostos que procuravam o Rosto do Senhor Jesus, saíram do seu retiro radiantes de alegria porque se encontraram com Ele.

Que a Virgem Santíssima, primeira discípula do Seu Filho Jesus Cristo, nos ajude e ensine a viver aquilo que, nestes dias, cada um de nós teve a oportunidade e a graça de poder experimentar.

Ir. Cidália Maria, asm

Alguns testemunhos daqueles que experimentaram

Estes dias de retiro foram, sem dúvida, dias excelentes!! Fizeram-me sentir mais próxima de Deus. Através das catequeses, reconhecer o quanto sou amada por Jesus até ao ponto de morrer na Cruz para me salvar, é algo que me fascina!!!
Depois desta experiência, sou e sinto-me insignificante perante este grande AMOR de Deus por mim.
Regressei a casa de coração cheio. Obrigada.

Cristina Sousa

______

Saí de casa para este retiro sem muitas expectativas, mas, com o decorrer das horas, ia dando comigo a orar e sentindo uma graça muito forte. Fui vazio e sem sentido, mas regresso a casa de coração cheio e renovado, porque encontrei aquilo que procurava.
Quero agradecer ao meu pai que me fez o convite para participar neste retiro, às irmãs e ao senhor padre Ivo. Muito obrigado.

Manuel Filipe

______

O nosso retiro teve como tema: “Amou-os até ao fim”.
Esta viagem com Jesus a caminho do calvário avivou em mim a consciência do infinito amor misericordioso de Deus por mim e pelos outros.
Jesus falou-me ao coração através da Sua Palavra, dos Seus sacramentos e através do Sr. Padre Ivo e das irmãs.
Foi comovedor o lava-pés onde o Padre Ivo imitou Jesus na Eucaristia Memorial da última Ceia, mas também a Via Sacra, a Adoração da Santa Cruz, a Adoração Eucarística, o encontro pessoal com o Senhor, o silêncio, o acolhimento, …
Posso referir o olhar de Jesus do 1º tema – “Um simples olhar pode curar” – como a rampa de lançamento a abrir o coração para o encontro com o Senhor. Mas o 2º tema – “Amar até rasgar” – e todos os outros me tocaram profundamente. Foi um todo que preencheu a alma.
Um bem-haja a todos que permitiram este encontro.

Bernadete Lisboa

______

Sabemos há muito tempo que Jesus é o caminho – “Eu sou o Caminho” – mas estes dias foram diferentes.
Neste retiro, com intensidade vivemos até ao esplendor da Cruz. Fomos Cireneus, fomos amigos, fomos como sua Mãe.
Fico agradecida pela preciosa ajuda e carinho com que fomos acolhidos pelas irmãs. Agradeço, também, ao padre Ivo que expôs com muita clareza e profundidade o mistério da vida de Jesus.
Bem-haja a todos os que nos proporcionaram este belíssimo fim de semana.

Edite

Mais
artigos