Retiro Ignis 2024

“Mestre, onde moras?” (Jo 1, 3)  

Esta foi a pergunta que acompanhou o Retiro IGNIS nos passados dias 31 de maio a 2 de junho, no Seminário de S José, em Caparide. ” (Jo 1, 3), sob orientação do P. Miguel Vasconcelos, do Patriarcado de Lisboa.  

Este retiro contou com a presença de onze jovens que decidiram deixar todos os outros possíveis afazeres de um fim-de-semana, para se recolherem em oração, entre o sacrário e a natureza. À semelhança dos discípulos, arriscaram-se também eles a fazer perguntas a Jesus e a serem surpreendidos pela sempre boa novidade que nos descansa: Ele é quem nos conduz e só Ele tem uma história que nos pode libertar e dar a felicidade completa.

Ir. Cátia Batista, asm

Partilhamos convosco o testemunho de dois jovens que neste tempo se puseram a caminho com os discípulos até Jesus:

Tive a graça de poder pela primeira vez experimentar um retiro de silêncio de 3 dias com as irmãs da Aliança de Santa Maria. O desafio foi proposto pela irmã Bernardete de Oliveira na primeira vez que nos conhecemos e a sua amizade e disponibilidade semearam em mim um grande desejo te embarcar nesta experiência.

De facto, não tinha qualquer expectativa em relação ao retiro pois nunca tinha feito nenhum nestes moldes, o que em certa medida até foi muito bom. Sem expectativas, mas com o coração aberto tinha o único objetivo de me aproximar Dele e deixar que somente Ele me guiasse ao longo daqueles três dias.

No início do retiro, o padre Miguel Vasconcelos, que nos acompanhou durante todo o retiro, convidou-nos a desacelerar e a tentar limpar o coração e a mente das ocupações e preocupações que tínhamos lá de fora e a abrirmos o nosso coração de modo a deixarmo-nos guiar no empasse do tempo de Deus. E de facto, foi absolutamente transformador sentir este abrandamento e plenitude a repousar sobre mim. Demorou o seu tempo, mas a experiência que foi abrir-me a Ele sem nenhum constrangimento de tempo ou inquietude no meu coração foi uma experiência difícil de pôr por palavras. Creio, que experimentamos um pouco da paz do céu ao longo destes três dias e por isso nada melhor do que esta experiência para deixarmos Ele falar-nos.

No fim do retiro emergiu sobre mim uma grande necessidade te tornar a vivenciar estes retiros mais vezes, pois de facto abre-nos os olhos e o coração para aquilo que é realmente importante, virar a nossa vida para Ele e deixar que Ele aponte o caminho.

Uma última nota de grande apreço para todas as irmãs que foram absolutamente incansáveis durante todo o retiro, Deus também me falou através delas, fosse na reflexão da irmã Ângela durante o nosso momento com Maria ou através de cada olhar e sorriso. Foi impressionante ver como todas as irmãs, sempre muito disponíveis tal como Maria, estavam sempre prontas a servir fosse onde fosse e onde se sentiam chamadas. Foi um verdadeiro testemunho de amor.

Irei certamente voltar a embarcar com as irmãs num próximo retiro e até lá há que perseverar na fé!

Um sincero Obrigado!

Bernardo Santos


If I can describe the whole retreat in one word it would be: mind blowing.

God has shown me special grace that I was able to take part in this retreat even though I don’t speak Portuguese well. This retreat showed me the importance of silence, stopping and letting God to love me first instead of my own efforts. It was the best place to rest and let God speak to me.

Mother Mary of Fatima took care of me during this retreat and I was able to learn more about Fatima and escapulário from Holy Mother of Karmel.

I’m very grateful for being able to take part in it and I recommend it to everyone who needs rest in Gods love.

***

Se eu pudesse descrever todo o retiro numa só palavra, seria: alucinante.

Deus mostrou-me a graça especial de poder participar neste retiro, apesar de não falar bem português. Este retiro mostrou-me a importância do silêncio, de parar e de deixar que Deus me ame primeiro em vez dos meus próprios esforços. Foi o melhor lugar para descansar e deixar Deus falar comigo.

Nossa Senhora de Fátima cuidou de mim durante este retiro e eu pude aprender mais sobre Fátima e o escapulário com a Santa Mãe do Carmelo.

Estou muito grata por ter podido participar neste retiro e recomendo-o a todos os que precisam de descansar no amor de Deus.

Dorota Drab

Mais
artigos