Checkpoint’24 – o acampamento

O CheckPoint 2024 – acampamento para adolescentes que decorreu de 25 a 28 de julho – contou com a presença de 29 participantes, que corajosamente aceitaram o desafio de, com S. Paulo, “entrar no navio e ser marinheiros”, e assim, viver uma aventura cujo imaginário abriu novos caminhos no coração destes adolescentes, incentivando-os a descobrir e conhecer melhor os amigos de Jesus.

Ao longo do Checkpoint os “marinheiros” – nome pelo qual eram tratados os participantes – viviam as suas horas de viagem dentro de diversos espaços:
O “navio”, a bordo do qual navegavam não só com o capitão, S. Paulo, mas também Tito, Timóteo, Priscila e Áquila, aqui, à entrada, eram convidados a assinalar no grande mapa o destino da viagem que os haveria de levar ao conhecimento e aprofundamento de diversos temas, tendo por base as experiências e temáticas atuais dos adolescentes, iluminados pela sabedoria de S. Paulo.
O “átrio”, lugar onde viveram momentos diversificados: os jogos noturnos, o convívio, o cinema, danças e conversas.
O “paiol”, lugar do aprofundamento dos temas, onde, à semelhança do que acontece na marinha, os marinheiros encontravam os mantimentos para a sua viagem interior.
O “farol”, o lugar onde estava o sacrário habitado por Jesus, onde os marinheiros iniciavam cada dia, e onde voltavam sempre que o desejassem.
O “clube da criatividade”, com tanto para inventar: o mural, as correspondências do marinheiro secreto, e tanto mais!

Para este CheckPoint ’24 foi escolhido o símbolo da âncora. Como a Ir. Madalena explicou aos marinheiros, “A âncora é algo ao qual nos podemos agarrar nos momentos difíceis, que nos salva dos perigos, que nos dá vida. A âncora é símbolo de muita esperança. Do mesmo modo que um marinheiro lança a âncora ao mar durante uma tempestade, também nós, que acreditamos em Jesus, vemos n’Ele a nossa âncora, ou seja, a pessoa que nos salva de todos os perigos e, por isso, não temos medo das dificuldades que aparecem na nossa vida. Os marinheiros lançam a âncora no mar, nós, que acreditamos em Deus, lançamos a nossa âncora no Céu”.

Boa viagem, e até para o ano!
Ir. Bernardete de Oliveira, asm

Mais
artigos