13 DE JUNHO 1917
FÁTIMA IN DETAIL



Sr. Maria Benedita Costa, asm
Sister of the Covenant of St. Mary


Ao contrário do inicialmente acordado entre o Francisco, a Jacinta e a Lúcia a Aparição de maio rapidamente se tornou conhecida não só no núcleo familiar dos pastorinhos, mas também entre a população de Fátima e a das povoações vizinhas. Por isso, ao contrário do ocorrido no mês anterior, chegado o dia 13 de junho, a Aparição não só não decorreu na tranquilidade de “um dia normal” de pastorear os rebanhos da família – era dia de St.º António e, por isso, a festa da Freguesia[2] – mas também não decorreu na privacidade e intimidade do “grupo dos três” pois, segundo os relatos da época, “juntaram-se ali cerca de sessenta pessoas”[3].

Uma vez mais, prescindimos da narrativa da Aparição e respetivo diálogo, amplamente divulgados nas Memories of Sister Lucia I[4], para nos focarmos na história da narrativa que “envolve” a Aparição e que nos permite compreender em maior profundidade o diálogo que nela se desenvolve.

A narrativa desta Aparição, longe de ser algo estático e estanque, produzido e fixado num dado momento, apresenta-se-nos como algo dinâmico, verbalizado/partilhado à medida que é progressivamente vivido e compreendido, pelo que os curtos relatos dos interrogatórios de 1917, do primeiro relato escrito por Lúcia acerca das Aparições, e do interrogatório oficial do processo canónico[5] – que pouco mais referem que o pedido de que os videntes aprendam a ler e do pedido de cura de alguns doentes – ocultam aquilo que, à época, eles guardavam já como “segredo” – embora sem o pedido formal de que assim o fizessem – dado o caráter profundamente íntimo e pessoal do conteúdo da Aparição[6].

Apenas 10 anos mais tarde – depois das Aparições de Pontevedra, em que o conteúdo desta aparição, a devoção ao Imaculado Coração de Maria, se desenvolvia e aprofundava, e de parte do conteúdo do diálogo, a morte prematura de Francisco e Jacinta, se ter já realizado – Lúcia relata pela primeira vez a totalidade do diálogo com Nossa Senhora, que mais tarde fixará definitivamente na redação da sua IV Memória (8/12/1941).

No entanto, apesar de a totalidade do conteúdo da Aparição estar já totalmente revelado, a profundidade do seu significado vai sendo progressivamente rezado e meditado por Lúcia que, à medida que vai penetrando na profundidade do seu significado, em diversas ocasiões regista por escrito a sua compreensão e vivência dessas realidades, como acontece nos processos informativos para a beatificação de Francisco e Jacinta[7] e no seu último escrito publicado, já postumamente, “Como vejo a mensagem”[8], no qual nos deixa a sua interpretação madura – humana e espiritualmente – dos acontecimentos por ela vividos na infância.




[1] For the sake of accessibility of sources for those who wish to delve deeper into the subject, we cite them from the work of Luciano Coelho Cristino (CRISTINO, L. C., The Apparitions of Fatima: a reconstruction based on documents(Fátima, Santuário de Fátima, 2017, 1st ed.), in which each Apparition was treated individually from the point of view of the documentary sources.

[2] Cf. JESUS, Lúcia de, Memories of Sister Lucia I, Fátima, Secretariado dos Pastorinhos, 2007, 13ª ed., p. 82.

[3] Cf. CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 39.

[4] JESUS, Lúcia de, Memories..., p.175-176.

[5] Estes documentos, bem como outros de igual importância, podem ser consultados na íntegra em: DOCUMENTAÇÃO Crítica de Fátima: Seleção de Documentos (1917-1930). Fixação de textos, introduções e notas por Luciano Coelho Cristino. Fátima: Santuário de Fátima, 2013.

[6] A explicação dos diversos motivos que levaram os videntes a considerar como “segredo” parte do conteúdo desta aparição está claramente explanada em: CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 41-42.

[7] Cf. CRISTINO, L. C., The Apparitions..., p. 45-46.

[8] JESUS, Lúcia de, Como vejo a mensagem, através dos tempos e dos acontecimentos, Coimbra: Carmelo; Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2006, p. 42-44.
Fátima ao detalhe | 13 Outubro 1917

Fatima in detail | October 13, 1917

OCTOBER 13, 1917FÁTIMA IN DETAIL Sr. Maria Benedita Costa, asmSister of the Covenant of St. Mary October 13, 1917 [1]After repeating the promise that the following month there would be "a miracle for all to believe" - news that, using the most effective method of...

Fátima ao detalhe | 13 setembro 1917

Fatima in detail | September 13, 1917

SEPTEMBER 13, 1917FÁTIMA IN DETAIL Sr. Maria Benedita Costa, asmSister of the Covenant of St. Mary September 13, 1917 [1]Contrary to what many expected - both among the civil authorities and among the family of the Little Shepherds and the inhabitants of Aljustrel -...

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com