LUZEIROS DE SANTA MARIA


Os Luzeiros de Santa Maria são um movimento laical, fundado em 1979, como resposta ao desejo de fazer surgir, entre alguns leigos, um estilo de vida marcado pela vivência de uma espiritualidade semelhante à da Congregação. Os membros do movimento são, portanto, chamados a responder à vocação à santidade própria da sua condição de batizados, assumindo ativamente a missão evangelizadora da Igreja e vivendo-a à luz da Mensagem de Fátima. Isto traduz-se num esforço quotidiano por dar testemunho de uma fé viva que se alimenta na vida sacramental, na oração pessoal, familiar e comunitária e na prática do amor fraterno pelos irmãos, especialmente os que mais sofrem.

O movimento encontra-se organizado em pequenos grupos de pessoas da mesma paróquia ou localidade, constituídos com a autorização do bispo da diocese e respetivos párocos. Um dos momentos mais importante deste grupo é o encontro de Luzeiro, que pode ser realizado de forma semanal, quinzenal ou até mensal (de acordo com as características do grupo) e segue uma estrutura própria baseada principalmente na meditação da Palavra de Deus e na oração do rosário. Cada grupo de Luzeiros conta com uma pessoa responsável de entre os membros do grupo, o Enviado, que modera as reuniões e permanece em contacto mais frequente com as irmãs da Congregação.

Em cada ano, a Congregação providencia dois encontros, uma peregrinação e um retiro, especialmente direcionados para os Luzeiros.

Atualmente existem grupos de Luzeiros em várias dioceses em Portugal e também nos Estados Unidos da América, desde 2014.
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com